O DAL tem a missão de planejar, coordenar, controlar e executar o provimento logístico das operações ordinárias, especiais e extraordinárias da PMBA bem como das demandas das Unidades administrativas e operacionais, no tocante às grandes aquisições, alicerce para o desempenho das atividades finalísticas, como viaturas, combustível, EPI, material bélico, projetos de engenharia e arquitetura.
Suas atividades remontam ao ano de 1825, com a criação do Corpo de Polícia. Em 1835 foi instituído o Quartel Mestre e criado o primeiro Almoxarifado Geral. Outras nomenclaturas de logística, como a DIRETORIA DE APOIO LOGÍSTICO Lei 3.406, de 26/09/1975 e do DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, criado a partir da Lei 7.251 de 09/01/1988 precederam a criação do DAL que ocorreu com a Lei n° 8.347, de 27/08/2002.
Atualmente é composto pelo Centros de Arquitetura e Engenharia; Centro de Gestão de Material e Patrimônio; Centro de Material Bélico; Centro de Gestão de Frota e NUGAF.