O Primeiro Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1º BEIC), outrora Primeiro Batalhão de Polícia Militar Maurício Ferreira (1ºBPM), era sediado na capital baiana e suas primeiras instalações surgiram no momento em que foi criado o 1º Corpo de Regimento Policial, que localizava-se no Quartel da Mouraria, na capital da Província, em 27 de outubro de 1891, através da Lei Estadual Nº 05.
O Patrono do 1º Batalhão chama-se Joaquim Maurício Ferreira, militar que deu nome ao batalhão, e que, ainda no posto de tenente, fez parte da contra-revolução da CIA de Defensores do Imperador, durante a Sabinada, em 1838.
O então Primeiro Batalhão de Polícia Militar já foi sediado no Quartel dos Aflitos e que tal fato remonta de 27 de novembro de 1894. Após 1935, a sede passou a ser na Vila Militar do Bonfim, onde permaneceu até ser transferida para Feira de Santana, em 18 de dezembro de 1956, no bairro Tanque da Nação, na Praça da Matriz, já que tendo a sede na capital tornava-se inviável prover a segurança pública de uma área tão extensa, no interior da Bahia com 100% de efetividade. Em 11 de outubro de 1984, teve sua sede transferida para a Av Frei Feliz de Pacaúba, onde funciona até a presente data, às margens da BR 116 Norte.
Com a promulgação da Lei Nº 11.356, de 09/01/09 mudou-se o paradigma do 1º Batalhão de Polícia Militar e então houve mudança em sua missão, visto que deixou de exercer atividades unicamente operacionais e passou a desenvolver atividades no âmbito do ensino, instrução e capacitação para toda a tropa. Nesse ínterim, passou a ser chamado de 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação – 1º BEIC, o qual vem primando pela formação e qualificação dos policias que irão servir e proteger o cidadão em toda Bahia.